Economia de até 95% na conta de energia elétrica por mais de 25 anos, proteção contra a inflação no preço da energia, valorização imediata do Imóvel, sustentabilidade e o rápido retorno sobre o investimento. Todas essas vantagens pesaram na decisão da diretoria do Sindicato dos Profissionais de Tributação, Arrecadação e Fiscalização Estadual de Mato Grosso, o Siprotaf, que em 2021 investiu 386 mil reais na cobertura do estacionamento e implantação de uma usina de energia solar com a capacidade de geração 5 mil quilowatts.
A Usina Solar foi instalada na sede do sindicato em Cuiabá mas sua produção também será usada no abastecimento energético na subsede de Rondonópolis.
Em operação desde o mês de setembro, as placas solares já apresentaram uma redução superior a 60% nas contas do Siprotaf que estima que em 2022 o custo anual de energia passará dos 40 mil atuais para apenas 15 mil reais. Algo necessário, se considerarmos que a inflação elétrica em 2021, segundo o IBGE, foi de 25%.
Após as obras de cobertura do pátio e implantação da usina o valor venal do imóvel subiu 32,74%, segundo a avaliação técnica de uma empresa imobiliária cadastrada junto a Caixa Econômica Federal, e hoje a sede está avaliada em um milhão e oitocentos mil reais.