Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (sefaz-MT) mantém um posto de fiscalização permanente instalado dentro da central de distribuição dos Correios, em Várzea Grande. Lá, os trabalhos executados pelos agentes do fisco, têm início com uma criteriosa triagem, que se baseia nas análises documental e física das mercadorias ali transportadas.
As conferências físicas obedecem aos critérios estabelecidos em um convênio firmado entre os Correios e a Sefaz, onde centenas de mercadorias fiscalizadas mensalmente, resultando na recuperação do crédito tributário.
O objetivo da fiscalização é combater o ilícito tributário, aplicando as devidas penalidades à aqueles que buscam burlar a Lei, além de promover a difusão do risco fiscal, garantindo com isso, o recolhimentos dos tributos de forma espontânea nos meses posteriores.
Atualmente, cinco agentes do Fisco, sendo um deles supervisor da equipe, trabalham no regime de 40 horas semanais nas central de Distribuição dos CORREIOS . Colaboradores terceirizados também estão no time da Sefaz, ajudando no atendimento ao contribuinte e fazendo a movimentação de cargas durante a triagem das mercadorias.
A presença do Fisco é de fundamental importância no combate a sonegação e também promover justiça aos contribuintes que cumprem com as suas obrigações tributárias.