icon facebook icon instagram Sexta-feira, 09 de Junho de 2023

INTERNAS Terça-feira, 01 de Março de 2022, 09:36 - A | A

Terça-feira, 01 de Março de 2022, 09h:36 - A | A

HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

Aposentada tira OAB aos 72 anos em Mato Grosso

Áurea conta sua trajetória de dedicação aos estudos durante a "melhor idade"

REPRODUÇÃO

image

Superação sempre foi a marca da servidora púbica estadual aposentada e a mais “fresca” advogada cuiabana, como se apresenta, Áurea da Rocha que, aos 72 anos de idade, passou no Exame da Ordem e deu início à carreira jurídica, enfrentando a resistência do marido e o preconceito de colegas de trabalho e de estudo.

Filha de lavradores, Áurea é oriunda de uma família de 9 filhos e só frequentou a escola aos 12 anos de idade. Aos 20, casou-se e teve cinco filhos, mas teve a vontade de trabalhar fora e dar continuidade aos estudos, o que era cerceada pelo marido. O posicionamento do marido acabou causando problemas no relacionamento, mas ela continuou firme em sua decisão de se tornar independente e, em julho de 1984, ingressou como servidora pública na Exatoria da Prefeitura de Cuiabá.

Logo após, tomou conhecimento de que haveria concurso para agente de tributos estaduais e se inscreveu. Áurea lembra que pagou sua inscrição com o primeiro salário da  prefeitura de Cuiabá, mas o valor foi insuficiente para adquirir as apostilas  e material de estudo “Não tinha internet para pesquisar naquela época, mas Deus foi abrindo as portas”, brinca a advogada.

Em maio de 1985, aos 36 anos, ela tomou posse no governo de Mato Grosso como AGENTE DE TRIBUTOS ESTADUAIS. Anos depois, Áurea decidiu cursar a faculdade de direito aos 59 anos, ideia que não foi bem vista por alguns colegas de trabalho e, posteriormente, de curso. Nessa época ela sentiu na pele o ageísmo, nome dado ao  preconceito com idosos. Mas isso não a intimidou e, aos 63 anos de idade, concluiu a faculdade.

Somente no curso acadêmico Áurea tomou conhecimento de que existia incompatibilidade entre a atividade que exercia e a advocacia e precisou esperar a aposentadoria para exercer sua paixão pelo Direito.

“No final de 2017, me aposentei e passei a fazer do Vade Mecum meu amigo inseparável. Buscava sempre me cercar de pessoas comprometidas com o conhecimento da justiça”, relembra.

Mas o destino ainda lhe apresentaria algumas peças. Em 2020, o esposo de Áurea adoeceu e, durante um ano e meio,  ela se dedicou somente a acompanhá-lo em médicos e unidades hospitalares. No meio desse problema pessoal,  a bacharel deixou o esposo na UTI e prestou o Exame da Ordem e obteve um inesperado resultado positivo. 

Em agosto de 2021, seu esposo acabou falecendo. Nesse momento, a aposentada fez dos estudos um refúgio e voltou a se dedicar ao  Exame da Ordem. Em dezembro de 2021,  ela  fez a segunda fase e, no dia 12 de janeiro deste ano, aos 72 anos, nascia “a advogada mais fresca de Cuiabá".

“Quando vi meu nome na relação dos aprovados, foi como se eu encontrasse a ferramenta necessária para guerrear pela justiça”, disse Áurea que, até o momento, relatou só obter o respeito e a admiração dos clientes.

“A vida é como um sopro, não deixe seu sonho morrer “, concluiu a "doutora' Áurea da Rocha.